Levantamento planialtimétrico 

Levantamento planialtimétrico cadastral georreferenciado

Conhecer a altimetria de uma determinada área e os elementos que fazem parte dela é primordial para diversos ramos da engenharia. Desde a elaboração de um projeto arquitetônico até a execução de um projeto de terraplanagem, um levantamento planialtimétrico cadastral bem feito faz toda a diferença, tanto em termos técnicos quanto financeiros.

Utilizando da técnica de posicionamento GNSS/RTK ou de levantamento por métodos convencionais (uso de Estação Total), os serviços oferecidos pela GEOGRAVA primam pela qualidade na ocasião do levantamento, processamento dos dados e elaboração da planta, fornecendo dessa forma aos seus clientes, os subsídios necessários para a elaboração dos seus projetos.

Perguntas frequentes

Quais são os tipos de levantamento topográfico?

Existem três tipos de levantamento topográfico que podem ser utilizados para a medição dos elementos e características de um terreno: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical. A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo.

O que é e quando é usado o levantamento altimétrico?

O levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também pode ser chamado de altimetria e registra o grau de declividade de um terreno. 

As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Ao conectá-los por meio de linhas, essas curvas são obtidas. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.

Por que devo me preocupar com a altimetria de um terreno?

Conhecer a altimetria de uma determinada área e os elementos que fazem parte dela é primordial para diversos ramos da engenharia. Desde a elaboração de um projeto arquitetônico até a execução de um projeto de terraplanagem, um levantamento planialtimétrico cadastral bem feito faz toda a diferença, tanto em termos técnicos quanto financeiros.

O que é e quando é usado o levantamento planimétrico?

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno.

O que é e quando é usado o levantamento planialtimétrico?

O levantamento planialtimétrico consiste, basicamente, na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.

Esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno, como por exemplo, para o projeto de um loteamento ou mesmo para o projeto arquitetônico de uma casa ou edifício.

Entregamos soluções para facilitar sua vida!

Com uma equipe altamente técnica e multidisciplinar, conseguimos resolver problemas complexos e entregar soluções que facilitam a vida de quem possui um imóvel rural, transmitindo tranquilidade, confiabilidade e agilidade nos serviços prestados. Conte conosco!

Vamos trabalhar juntos!

Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e lhe ajudar com sua propriedade rural. Entre em contato conosco ou solicite uma ligação!